Dando Ouvidos

 

Dando Ouvidos é um Espetáculo-Brinquedo, em formato de arena, onde a atriz brincante convida as crianças a serem sementes. Através de jogos interativos e objetos, temas como ciclo da vida, biodiversidade e o sonhar, vão sendo trazidos e elaborados com o público.

O espetáculo foi criado para espaços abertos, mas, em sua trajetória já foi realizado em quadras, auditórios e até mesmo no teatro, onde ganhou outros elementos como a iluminação cênica, que contribui consideravelmente para o campo do imaginário, não deixando desejar seu lugar de origem.

A atriz tem afirmado a necessidade de utilizar seu ofício cada vez mais, dando espaço para as vozes ameríndias e quilombolas, reconhece nelas uma interação mais respeitosa e conectada.

A circularidade se fez necessária para a cena, ela nos aproxima, nos iguala e ritualiza. Mas, como falar de vida e morte com crianças de forma leve e lúdica?

O circo e a comicidade são pontos favoráveis para se chegar a essa leveza, além da experiencia da atriz com crianças em sala de aula. A pesquisa junto ao Teatro de Anônimo, de um teatro que se relaciona com o público de forma aberta, coloca a atriz num espaço vulnerável ao jogo e faz com que o público se sinta pertencente do brinquedo. A fluidez na mudança de uma cena para a outra tem inspiração na entrega e presença da criança ao brincar, na facilidade das trocas de um tema para o outro instantaneamente.

A semente chega como ponto central para representar o ciclo da vida e sua infinita continuidade. Influenciada pelos povos originários que mostra que somos partes de um todo e não existe separação, Maria Angélica buscou como fio condutor do espetáculo, a cabaça e suas sementes.

O espetáculo em algumas situações , conta com a presença do Pacari Pataxó , que é de uma riqueza imensurável, pois ele aguça os sentidos do público ao som dos pássaros trazidos pelos apitos, produzidos por ele mesmo, além de compartilhar o que se tem na floresta. 

Ficha técnica:

Atriz: Maria Angélica Gomes
Ambientação Sonora- Pacari Pataxó
Direção: Flávia Reis
Concepção e dramaturgia: Maria Angélica Gomes e Flávia Reis
Assistente de Direção- Fábio Freitas
Cenário e traquitanas- Dodo Giovanetti
Figurino: Patrícia Muniz
Trilha sonora e direção musical: Laura Becker
Mat. Gráfico- Raquel Theo
Ilustrações- Flávia Schaeffer Nazareth
Preparação Vocal- Letícia Carvalho
Operador de som - Caio Gomes Machado
Contra-regragem- Maurício Peixoto
Luz- Juliana Moreira

Necessidades técnicas:
O espetáculo foi concebido para espaços ao ar livre, em formato de arena.

- Espaço cênico de 5mX5m

- Tempo de montagem: 1h

- Tempo de desmontagem: 30 min

- Som- mesa para amplificação da trilha do espetáculo  e para mic headset.

- Água potável.

- Equipe de viagem: atriz, operador de som e produtor.

 

fotos