Oficinas

Além do repertório de espetáculos, o Teatro de Anônimo desenvolve oficinas práticas com diferentes enfoques:

OFICINAS DO PONTO DE CULTURA TEATRO DE ANÔNIMO

O Teatro de Anônimo é ponto de cultura desde 2010, promovendo o um espaço permanente para pesquisa, formação e qualificação de profissionais que tenham como foco a comicidade e o circo. Em 2016, além das oficinas Gestão para autonomia e produção cultural e Corpo Presente, ainda faremos oficinas de especialização de comicidade e acrobacia aérea.

 

CASA ESCOLA BENJAMIN - MIRIM

A Casa Escola Benjamin - Mirim é um espaço onde crianças e educadores vivenciam experiências, trocas de saberes, exercitando a escuta, as diferenças e as afinidades.

As atividades pedagógicas, como o circo, a música, a capoeira e a construção de brinquedos, norteiam essa escola. Que acredita contribuir para uma educação mais lúdica, gerando potências para que as crianças sejam seres mais críticos, propositivos e livres de julgamentos. O contato com a arte e a cultura popular possibilita a formação de indivíduos mais pensantes e sensíveis, e, assim, capaz de se inserir na sociedade de maneira mais potente e criativa. 

 

Partindo do princípio de que nenhuma pessoa é igual à outra, a oficina Assunto de Palhaço busca aprofundar a personalidade de cada inscrito, fazendo perceber que uma lógica, um modo de agir e de sentir, é o que define a personalidade de uma pessoa e, portanto, a do palhaço também.

 

GESTÃO PARA AUTONOMIA E PRODUÇÃO CULTURAL

O principal objetivo da oficina é oferecer ferramentas para que os artistas e grupos criem uma maneira eficaz de gerir (produzir e distribuir) seus trabalhos, numa perspectiva coletiva e solidária a partir de suas referências.

 

O JOGO COMO TÉCNICA - direcionada para  artistas cênicos

Tendo o jogo como o elemento primordial do trabalho do artista cênico, a oficina tem com objetivo desenvolver, sob a lógica da comicidade, um treinamento baseado na brincadeira, na ampliação dos sentidos, da força sensual, na compreensão do tempo cômico, na articulação de uma lógica fantástica particular e na dramaturgia do riso. 
 
 
CIRCO TEATRO ATUAÇÃO - oficina introdutória de circo-teatro para crianças e adolescentes
Utilizando técnicas circenses como veículo da experimentação, a oficina leva para o cotidiano das crianças a observação do seu corpo através de exercícios de ritmo, agilidade, equilíbrio e concentração. Ferramentas úteis para a ampliação do potencial criativo e para o entendimento da importância do trabalho em equipe. 

 

 

ACROBACIA AÉREA - oficina permanente

A oficina é ministrada desde 1999 e  tem por objetivo o desenvolvimento do potencial físico e artístico de cada indivíduo através do contato com os aparelhos (trapézio, corda, tecido, bambu e lira) até chegar ao improviso. 
 

CIRCO EM FAMÍLIA - direcionada para crianças e seus responsáveis.
Oficina onde as famílias experimentam o circo de forma lúdica e criam um espaço de comunicação entre ambos, diferenciada do cotidiano. 

Cantamos, brincamos, exercitamos o corpo e explorando outros sentidos, estabelecendo confiança e cuidado mútuo durante a execusão dos movimentos.

Últimas no Blog

De 20 a 30 de abril o Sesc Pinheiros recebe a Mostra de...

Leia mais

O Teatro de Anônimo comemora 30 anos em 2017!
E para festejar essas...

Leia mais

Daniela Piveta, Luciana Belchior, Rafael Munhoz e Bruno Carneiro foram os...

Leia mais