Espaço
O filósofo francês Michel Maffesoli dá uma significação muito especial para a palavra território:
“O espaço original quer se trate de um país, uma cidade, uma aldeia, um bairro, uma casa, ou até, mais simplesmente, um território simbólico, tem sempre a figura de um refúgio fechado a partir do qual se pode criar o sonho da vida.”
É a possibilidade de criar o sonho da vida que caracteriza os territórios do Teatro de Anônimo:
Pavilhão Teatro de Anônimo
O Pavilhão Teatro de Anônimo se caracteriza como um espaço único na Cidade do Rio de Janeiro que fomenta e estimula a cena teatral circense. É resultado de muitos anos de pesquisas e experiências artísticas ligadas ao teatro popular circense, com ênfase na comicidade e na técnica de números aéreos.
Esse galpão abriga todas as atividades criativas do Teatro de Anônimo, como oficinas, espetáculos, ensaios, seminários, eventos e intercâmbios. Além disso, também recebe outros grupos e artistas independentes interessados em estabelecer parcerias com o Teatro de Anônimo.
O pavilhão possui 200 m² e um formato multiuso, moldado de acordo com a proposta cênica do espetáculo. Tem capacidade para 220 pessoas, utilizando cadeiras e também arquibancada.
Está situado dentro das dependências do Centro Cultural Fundição Progresso, uma antiga fábrica de fogões e cofres, no bairro da Lapa, Rio de Janeiro. O imóvel possui grande valor histórico. A parceria entre o Teatro de Anônimo e o Centro Cultural iniciou-se em 2002 e continua até hoje, propiciando um ambiente que provoca e produz arte, cultura e sonhos.